6 dicas para combater os ciúmes numa relação
Nem sempre as relações são perfeitas, e existe sempre uma pessoa que é mais ciumenta que a outra. Desta forma, saber como combater os ciúmes é essencial se quiser levar o seu relacionamento a bom porto.
Hoje iremos dar-lhe algumas dicas para conseguir deixar o ciúme de parte, contudo, tenha em mente que para demonstrar que gosta de outra pessoa, os ciúmes não são de todo a melhor forma.
Quer combater os ciúmes e não sabe como? Siga estas dicas
Contrariamente ao que se julga, vários estudos demonstram que os homens são tão ou mais ciumentos que as mulheres (embora na grande maioria das vezes não o admitam).
Para quem não sabe, o ciúme consiste em emoções negativas como a ansiedade e a raiva, onde as pessoas imaginam o parceiro a encontrar alguém mais interessante, acabando por terminar o relacionamento.
Desta forma, sentir ciúme, não é nada mais do que uma resposta irracional e automática face à ameaça.
Deste modo, como combater os ciúmes? Veja as nossas 6 dicas de seguida.
1 – Admita que tem ciúmes
Pois bem, pode parecer um contrassenso, mas negar os ciúmes não vai ajudar em nada a reprimir este sentimento.
É melhor reconhecer que os tem e dessa forma tomar as medidas necessárias para os combater, do que mentir e continuar a corroer-se por dentro.
2 – Pense sobre os motivos pelos quais sente ciúme
A verdade é que muitas pessoas são ciumentas apenas porque sim! Será que é realmente necessário ter crises de ciúmes?
E quando as tem, quais os motivos que as despoletam? Uma mensagem de outra mulher? Ele ir sair com os amigos e você não ser convidada?
Pare para pensar qual o motivo de tanta insegurança, analise e reflita sobre as mesmas, para que no futuro sejam mais simples de controlar.
3 – Fale com o seu parceiro sobre isso
Falar com o seu parceiro sobre este tema é uma forma de combater o ciúme. Diga-lhe abertamente o que sente e porque motivo se sente dessa maneira.
Desta forma, vai conseguir desenvolver a confiança que está a precisar para consegui ter um relacionamento estável e feliz (sejamos realistas, ninguém consegue viver a sentir ciúmes do parceiro sempre que ele não está por perto).
4 – Aumente a sua confiança
Pois bem, são também muitos os estudos que indicam que a falta de confiança é um dos muitos motivos para sentir ciúmes (ou seja, como tem falta de amor próprio, acaba por espelhar os seus receios na outra pessoa).
Faça coisa que gosta, explore as suas qualidades e habilidades, arranje hobbies que a façam sentir-se valorizada, desta forma, vai ficar melhor resolvida, e não vai sentir a necessidade de ter ciúmes o tempo todo.
5 – Nunca se compare à ex
Sejamos realistas. Isto é algo que todas as mulheres fazem em algum ponto da vida. Pois bem, não o faça mais.
Vocês são pessoas diferentes, com vivências diferentes, com maneiras de ser completamente distintas.
Essa comparação só irá fazer com que se sinta mal consigo própria, e isso não a vai ajudar em nada.
6 – Sempre que precisar, fale
Ficar de cara trancada sempre que sentir ciúmes não vai ajudar em nada a melhorar a situação (na verdade apenas vai piorar).
Assim sendo, embora saibamos que não é fácil gerir esta questão de forma racional, sempre que sentir ciúmes diga ao seu parceiro. Desta forma, ambos vão conseguir perceber porque é que essas crises acontecem.
Estes são apenas 6 dos muitos conselhos que lhe poderíamos dar para conseguir combater os ciúmes numa relação. Não preocupe com o passado. Olhe apenas para o futuro e seja feliz. Se ele está consigo é porque gosta de si.